Como reduzir golpes do PIX?
- A. Carolina Malfatti B.
- 12 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Embora os idosos 👵🏽👴🏿 sejam as vítimas preferidas dos criminosos que atuam nesta modalidade, é preciso ⚠️ ALERTAR que todos estamos sucetíveis de cairmos nessas armadilhas.
Por este motivo, cabe a mim mostrar para você quais são os golpes mais comuns e o que você deve fazer caso seja uma vítima:
1. 📲Por WhatsApp:
O criminoso vai te enviar mensagens, fingindo ser alguém que você conhece, às vezes com o número da pessoa que você tem registrado no seu celular. Isso quer dizer que o criminoso já clonou o número do seu conhecido.
Vai colocar a foto do seu parente/ filho/ mãe (não me pergunte como eles conseguem isso, porque entraríamos em outro aspecto do crime).
OU
Fingirá ser de alguma empresa.
2. 📲Redes sociais:
Neste caso, eles te enviam uma mensagem atrativa (geralmente sobre benefícios financeiros, promoções etc), juntamente com um link para você acessar e que te levará a uma página para voce colocar seus dados bancários.
3. 📲Ligações:
Geralmente, ligam oferecendo ajuda para cadastrar sua chave pix ou dizem que são do seu banco (acredite, eles sabem qual é o seu banco), falando que precisam fazer um teste.
Em TODOS ELES os criminosos pedirão transferências bancárias ou dados da sua conta💰.
PARA NÃO SER VÍTIMA:
👉🏽 Fale para a pessoa enviar um áudio (esta é a forma para você reconhecer a voz e saber se é seu parente ou não.) Se ela não enviar, é porque é golpe;
👉🏽Ligue imediatamente para o número da pessoa que você acha que está falando com você, ou para alguém que você sabe que possa estar por perto. Pergunte se está de fato pedindo dinheiro;
👉🏽Confira os dados bancários que foram enviados para você: Se você não reconhecer o nome, não faça a transferência. O bandido vai dizer que é de um amigo, mas é de um parceiro do crime.
👉🏽Nunca coloque seus dados bancários em site algum, nem passe por telefone. Geralmente, é você que liga para o banco a fim de resolver alguma questão. Banco não liga para fazer estes.
CASO JÁ TENHA TRANSFERIDO:
✅ Faça um boletim de ocorrência (verifique se na sua cidade existe a possibilidade de faze-lo online), ou, dirija-se a delegacia mais próxima da sua casa;
✅ Converse com um advogado para saber se há possibilidade de reaver seu dinheiro.
PENSE SEMPRE ASSIM: Na dúvida, não transfira nada para ninguém.
Vamos acabar com a farra destes criminosos, compartilhando este post com o máximo de pessoas que você conseguir!!
.
.
Kommentare