top of page

Foi vítima de golpe pela OLX? Saiba o que fazer.

As plataformas de venda que aproximam consumidores de vendedores recebem novos usuários a cada dia. Podem cadastrar-se lojas, autônomos e até mesmo pessoas comuns, que vendem desde produtos novos com nota fiscal, até produtos usados, utilizando do termo “desapega”.

Todavia, pela facilidade de divulgação, os aplicativos estão sendo usados para o cometimento de golpes. E quando isso acontece, surge a dúvida: como proceder se eu for vítima?


Primeiramente, é preciso informar que a empresa tem responsabilidade se isso acontecer, pois é obrigação desta prevenir seus usuários de crimes. Se isso acontecer com você, procure a delegacia do consumidor e faça um boletim de ocorrência e, também, faça uma denúncia no PROCON. Junte todas as provas que tiver (print das conversas, comprovante de pagamento etc) e procure um advogado especialista na área do consumidor para ingressar com esta ação. E por que um especialista? O mundo da internet está sendo desmembrado ainda pelo direito, então, não é fácil ganhar um ação deste porte. Isso quer dizer que suas chances serão grandes se você tiver ao seu lado um advogado que entenda do assunto.


Sugiro a aplicação da velha frase “produto no chão, dinheiro na mão”, ou seja, nunca faça pagamentos antecipados antes de receber e testar o produto. Desconfie sempre! Nunca esteja sozinho no dia do recebimento do produto, e não passe seu endereço residencial. Marque em um local público e com câmeras, e faça uma busca completa sobre o anunciante em sites como “reclame aqui”.



 
 
 

Comments


  • Instagram
bottom of page