top of page

Fui sacar meu FGTS, e soube que já sacaram.


Mais uma fraude digital é anunciada no Brasil. Criminosos estão sacando o FGTS dos trabalhadores antes mesmo do cadastro no aplicativo do Governo, o "Caixa Tem".


Criado para acessar informações sobre o Auxílio Emergencial, benefícios e programas sociais, além de informações ao trabalhador como FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego, o aplicativo permite, ainda, fazer compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, inclusive no comércio em geral.


Acontece que muitos trabalhadores ao tentarem cadastrar seus dados no aplicativo, verificam que o CFP já foi cadastrado. E ao consultar a Caixa para obter mais informações, descobrem que o FGTS já foi sacado.


Dada a nítida vulnerabilidade do aplicativo, a responsabilidade é da Caixa Econômica Federal, pois é dela a guarda do dinheiro e dos dados daqueles que têm direito ao FGTS.


Mas, o que devo fazer se for vítima?

1- Faça um boletim de ocorrência (veja se é possível registrá-lo pela internet);

2- Registre uma contestação de saque fraudulento em qualquer agência da caixa;

3- Procure um advogado e ingresse com uma ação de danos materiais e morais contra o banco. Isso pode agilizar o procedimento que tem sido muito lento, segundo o relato das vítimas.


Sugiro que você baixe o aplicativo e verifique se você faz parte das vítimas. Se não for, gere o código no aplicativo, faça a transferência imediatamente para sua conta (isso não tem custo). Não se esqueça que se a poupança social digital não sofrer movimentação até o dia 30 de novembro de 2020, o valor retornará à conta FGTS do trabalhador. Já o saque poderá ser feito até o dia 31 de dezembro.



 
 
 

Comentarios


  • Instagram
bottom of page