Trabalho home office e o contrato de aluguel
- A. Carolina Malfatti B.
- 7 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Com a troca de ambiente de trabalho para o âmbito residencial, começam a surgir novos questionamentos. Muitos funcionários ainda precisam atender seus clientes e resta a dúvida: como fazer isso se moro em condomínio?
Apesar da nova modalidade de trabalho, as regras condominiais não foram alteradas e não acompanharam a evolução trabalhista. Ou seja, isso pode ocasionar problemas, principalmente se o imóvel for alugado.
O ideal é propor a discussão de alteração em assembleia, moldando regras específicas para o compartilhamento do uso da área residencial com comercial, ou, até mesmo, a disponibilização de um espaço para atos comerciais de moradores. O contrato também deve incluir cláusulas determinadas para este tipo de trabalho. Tudo isso visa evitar que a outra parte alegue rescisão contratual ou aplicação de multa por descumprimento das regras contratuais e/ou condominiais. Existe, também, a imposição de responsabilidade do morador por atos do cliente que adentra nas dependências do residencial, ou seja, qualquer dano e desobediência às normas cometida pelo visitante será um encargo suportado pelo residente.
A adaptação a esta nova realidade é indispensável. Afinal, todo morador trabalha para poder arcar com suas despesas e nada mais humano e inteligente que um espaço comum e residencial sejam adaptados para o novo mundo.
Comments